quinta-feira, 14 de abril de 2011

Centro de Sustentabilidade Metropolitana visita Bairro Sustentável de Mira Sintra

A primeira visita de estudo no âmbito da Agenda 21 Metropolitana da Área Metropolitana de Lisboa é dedicada ao Projecto “Mira Sintra – Bairro Sustentável” e realiza-se hoje, dia 14 de Abril, a partir das 14H00.


Este Projecto, desenvolvido pela AMES em parceria com a Câmara de Sintra, a Associação Empresarial de Sintra e a Junta de Freguesia de Mira Sintra e financiado por programas de apoio comunitário no QREN, vai ser alvo de uma visita técnica por parte dos outros municípios participantes, com o intuito de apresentar e discutir, no local, as condições e os resultados deste projecto, nomeadamente, a implementação de painéis fotovoltaicos em 9 condomínios no âmbito do Sistema de Microgeração. As receitas da venda de energia produzida à RESP são divididas entre os condóminos e a empresa financiadora para amortização do investimento. Outras acções desenvolvidas no âmbito deste Projecto foram:

- Acções de sensibilização à população;

- Distribuição de lâmpadas economizadoras;

- Levantamento da iluminação pública existente e estudo para substituição de luminárias;

- Monitorização de consumos;

O Centro para a Sustentabilidade Metropolitana (CSM) é um projecto da Área Metropolitana de Lisboa em parceria com o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido criado para dar resposta a uma necessidade da AML de integrar e operacionalizar o conceito de desenvolvimento sustentável e resiliência territorial no Observatório do Desenvolvimento Económico e Social da AML (ODES AML). Às dimensões social e económica, acrescentaram-se a ambiental e governança, dotando o ODES AML de um potencial de monitorização da sustentabilidade à escala metropolitana.


O projecto Mira Sintra tem na sua génese a elaboração da Carta Comercial da Freguesia de Mira Sintra, realizada pela Associação Empresarial do Concelho de Sintra (AESintra) em parceria com a Fundação Aga Kan, no âmbito do projecto K´Cidade.

O principal objectivo deste documento foi precisamente obter informações mais detalhadas sobre a freguesia, podendo assim avaliar o seu potencial de desenvolvimento e criar pontos de interesse ao investimento na freguesia. Com este trabalho, concluiu-se que Mira Sintra poderia ser um foco de interesse para o sector ambiental e energético dadas as suas características de construção e de constituição do aglomerado populacional.

Foi após o estudo realizado pela AMES que se percebeu o elevado potencial que Mira Sintra apresenta no que respeita à reabilitação energética, ambiental e social, factores que representam um elevado aumento da qualidade de vida da população. Identificadas as carências e os pontos-chave de actuação, delinearam-se diversas acções que permitirão atingir os objectivos propostos capazes de suprimir as necessidades urgentes da população.

Sem comentários: