Segundo a Sociedade Ponto Verde (SPVA), a quantidade de embalagens enviadas para reciclagem voltou a subir no ano passado e atingiu as 667 mil toneladas, um aumento de 11%, tendo o vidro sido o único material que ainda não chegou à meta definida de 60%, pois apenas se atingiram os 45%. Para 2011, a meta mantém-se nos 60%.
O papel e cartão foram os materiais mais reciclados, atingindo as 318.457 toneladas, mais 11% que em 2009, seguindo-se o vidro, com 191.681 toneladas, mais 6%. Foram retomadas 65.080 toneladas de plástico (mais 4,7%), 46.244 de metal (mais 20%) e 40.307 toneladas de madeira, o material que apresenta o maior crescimento anual, 40%.
O Sistema Ponto Verde abrange actualmente 99,7% da população portuguesa, 99,3% do território nacional e 97,4% dos concelhos, segundo informação desta entidade.
Assim, para este ano, o desafio da Sociedade Ponto Verde (SPV) é aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de vidro. “O vidro é um material ideal para reciclagem, pois pode ser reciclado de forma praticamente infinita e com excelentes ganhos de poupança em termos de consumo energético e de matérias-primas primárias. Por isso, cabe a cada um de nós a missão de depositar as garrafas, frascos e boiões usados no ecoponto”, refere o director-geral da entidade, Luís Veiga Martins, citado num comunicado da SPV.
Ao contribuir para a reciclagem do vidro, os consumidores estão a impedir que este material seja colocado nos aterros, ao mesmo tempo que possibilitam a sua reutilização.
Ao contribuir para a reciclagem do vidro, os consumidores estão a impedir que este material seja colocado nos aterros, ao mesmo tempo que possibilitam a sua reutilização.
Fonte: Ecosfera
Sem comentários:
Enviar um comentário