segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Portugueses gastam cada vez mais energia

Nos últimos 15 anos, o consumo de energia em Portugal cresceu cerca de 78%, e, de acordo com as previsões da Rede Eléctrica Nacional (REN), 2010 deverá mesmo ser o ano em que o país registará o maior consumo de energia desde que os dados são registados.

Ano após ano, o consumo doméstico tem uma tendência de crescimento: em 2008, representava 27,3% do consumo global. O sector industrial é o maior consumidor, com 38%. A excepção à tendência de crescimento do consumo global de energia aconteceu em 2009, ano em que, pela primeira vez, pelo menos desde 1995, o consumo diminuiu em relação ao ano anterior. Um resultado que poderá ter sido causado pelos efeitos da crise económica mas que não terá continuidade este ano.
.
Em 2009, os meses em que mais se consumiu energia foram os de Janeiro e de Dezembro, tendo sido Abril o mês em que menos se consumiu. Mesmo nos meses de Inverno, os padrões de consumo variam. Por exemplo, quando há vagas de frio, como a que ocorreu na semana anterior ao Natal, o consumo aumenta. No dia 30 de Novembro, altura em que as temperaturas desceram de forma acentuada, ocorreram picos de consumo na ordem dos 8707,4 MW (MegaWatts) quando, num dia de Inverno mais ameno, à mesma hora, o consumo é de 7983,9 MW.
.
Mas, seja em dias de frio ou de temperaturas mais amenas, é entre as sete e as oito horas da noite que acontecem os picos de consumo, altura em que milhões de pessoas regressam a casa. Até hoje, e desde que o consumo de electricidade é registado em Portugal, o dia em que se gastou mais energia foi a 12 de Janeiro de 2010, com um consumo de 182,7 GWh.
.
Fonte: Ecosfera

Sem comentários: