quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Biomassa como fonte de energia renovável

A floresta é uma riqueza que interessa preservar do ponto de vista ambiental e socioeconómico, uma vez que representa um activo importante, quer na criação de emprego, quer como fornecedor de matéria-prima, quer ainda como purificador do ar e reciclador de oxigénio. Este recurso renovável é uma mais valia que necessita de uma gestão adequada de modo a garantir a sua valorização e renovação sustentável.
.
A biomassa é definida, de acordo com a Directiva 2001/77/CE, como: “a fracção
biodegradável de produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), da floresta e das indústrias conexas, bem como a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos”.
.
Podem ainda considerar-se biomassa as culturas energéticas e o biogás produzido em Estações de Tratamento de Águas (ETA) e outros resíduos orgânicos urbanos, tais como a fracção orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
.

O aproveitamento desta fonte de energia permite a redução da emissão de 1,5 toneladas de CO2 para a atmosfera por tonelada de biomassa aproveitada, a redução do risco de incêndio pelo aproveitamento de resíduos de podas e de limpezas, e o aproveitamento de terras abandonadas para culturas energéticas.

Considerações técnicas

A biomassa é a energia renovável com maior disponibilidade anual (o vento e o sol são variáveis) e as tecnologias empregues no seu aproveitamento são provadas e reconhecidas (as de aproveitamento da energia das ondas, por exemplo, estão em fase embrionária).

Considerações económicas

Os preços associados a este aproveitamento são mais estáveis do que os dos combustíveis fósseis, tendo em conta que não se prevê o seu esgotamento. Em termos gerais, cada MW instalado implica um investimento de 1,2 milhões de euros, a criação de 2-3 postos de trabalho directos e de 5-6 postos de trabalho indirectos, sendo o investimento inicial elevado posteriormente compensado pelo baixo valor da matéria-prima, o que origina períodos de payback reduzidos.

A Biomassa como Fonte de Energia Renovável

A biomassa pode representar um contributo importante do objectivo comunitário de, em 2020, 20% da energia consumida ser de origem renovável, o que determinará um papel significativo no mercado energético europeu, nomeadamente, através prioritização da instalação efectiva da potência já atribuída de 250MW e da aprovação de medidas de promoção da produção da biomassa florestal.

.
Fontes:
Sustentabilidade Energética para o Centro e Baixo Alentejo, ARECBA, 2010
Plano Energético de Sintra, AMES, 2006

Sem comentários: