sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Notícias soltas #6

  • De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia, a produção total de energia eléctrica, a partir de fontes de energia renovável, aumentou 90% no primeiro semestre de 2010.

  • Vários arranha-céus de Nova Iorque vão diminuir a intensidade da sua iluminação nocturna para diminuir o seu impacto nas aves migradoras que até Novembro passarão pela cidade, durante a 5ª campanha anual “Lights Out” da associação conservacionista NYC Audubon. As luzes destes edifícios, muitas vezes de paredes em vidro, frequentemente desorientam as aves migradoras cuja rota de migração cruza a cidade, estimando-se que anualmente morram 90 000 indivíduos ao chocar com os arranha-céus. Entre os edifícios que aderiram à iniciativa encontram-se os emblemáticos Empire State Building e Chrysler. A campanha, que tem um homólogo em Toronto (Canadá), baseia-se em dados do Chicago’s Field Museum que indicam que o apagar das luzes nocturnas reduz em 83% a mortalidade por choque com os edifícios.

  • Segundo fontes do governo brasileiro, a desflorestação na Amazónia atingiu os 485,1 km² no passado mês de Julho, representando uma redução de 42% face ao mesmo período do ano passado.

Sem comentários: