segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EcoConselho - TV e Computador

Através da linha verde do EcoConselho, foi colocada a seguinte questão: qual o aparelho que consome mais energia, o televisão ou o computador?

O frigorífico e a televisão são os electrodomésticos de maior consumo global nas habitações portuguesas, apesar de terem potências unitárias inferiores a outros electrodomésticos, tais como as máquinas de lavar roupa, loiça ou o ferro eléctrico. Quanto a computadores, um portátil consome muito menos energia que um de secretária - cerca de 10%.

Os equipamentos informáticos com etiqueta Energy Star têm a capacidade de passar ao modo de baixo consumo (estado de repouso) passado algum tempo de não estarem a ser utilizados, permitindo, deste modo, um consumo energético de apenas 15% do normal. Os ecrãs LCD poupam cerca de 37% de energia em funcionamento e cerca de 40% em modo de espera. Devem ligar-se vários equipamentos informáticos a uma ficha múltipla com botão de ON e OFF. Ao desligar este botão, desligaremos automaticamente todos os aparelhos, poupando energia.

Sem comentários: