sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sabia que... #13

...ontem, dia 16 de Setembro, foi o Dia Internacional para a Protecção da Camada de Ozono?
.
Este dia foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar a assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono.
.
A camada de ozono é fundamental para a vida na Terra, uma vez que esta barreira entre o Sol e a Terra tem a capacidade de absorver grande parte da radiação ultravioleta B (UV-B), radiação solar que pode provocar efeitos nocivos ou mesmo letais nos seres vivos, ameaçando a saúde humana e o ambiente.
.
Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera.
.
Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.
.
Os dados mais recentes mostram que a 5 de Setembro o buraco no pólo Sul era de 12 milhões de km². Há indícios de que o valor recorde (entre 7 de Setembro e 13 de Outubro) de 27 milhões de km² verificado em 2006 não seja atingido, mas em 2009 atingiu-se 22 milhões e em 2010 prevê-se continuar próximo desse valor, o que é ainda muito elevado.
.
Fontes: Naturlink

Sem comentários: