terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Edifício Monumental foi escolhido para projecto ESE

O Monumental, em Lisboa, foi um dos edifícios seleccionados para o concurso para projectos de demonstração de contratos de gestão de eficiência energética em edifícios do Fundo de Apoio à Inovação (FAI), na categoria “Escritórios”.

Neste momento e até finais de Março, duas empresas de serviços de energia (ESE) estão a avaliar o edifício de escritórios e os seus usos de energia, através da realização de auditorias detalhadas, com o objectivo de apurar medidas e apresentar, cada uma delas, uma proposta. Até finais de Maio, saber-se-á qual foi seleccionada e a ESE vencedora terá até 350.000 euros de financiamento, provenientes do FAI, para implementar o projecto.

Para a Chamartín Imobiliária, proprietária do Edifício Monumental, a poupança energética tem sido uma prioridade nos últimos anos, levando à realização de várias intervenções com o objectivo de melhorar o desempenho energético deste edifício.

“Para além de oferecer um produto imobiliário de qualidade, capaz de responder às necessidades das empresas, é fundamental que os edifícios respondam também às necessidades do ponto de vista ambiental, que se enquadrem devidamente na sua envolvente e que sejam capazes de gerar ganhos do ponto de vista ambiental e energético”, esclarece Tiago Rodrigues da Chamartín Imobiliária.

Este concurso foi lançado em Janeiro de 2013 pelo FAI e pretende apoiar três projectos demonstrativos de contratos de gestão de eficiência energética em edifícios privados em três tipologias (escritórios, hotelaria e unidades de saúde), contando com um orçamento global de 1 milhão de euros. O Edifício Monumental, em Lisboa, e o Pestana Viking Resort, em Faro, foram os dois projectos seleccionados. Para a tipologia unidades de saúde, o FAI não recebeu qualquer candidatura.

O objectivo do aviso é testar o modelo contratual do Eco.AP (programa de eficiência energética nos edifícios da Administração Pública), colhendo ensinamentos e identificando melhores práticas.


Fonte: Edifícios e Energia