segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A maior central solar térmica do mundo ficou 100% operacional nos EUA

O Ivanpah Solar Electric Generating System (ISEGS), a maior central solar térmica do mundo, localizada na Califórnia (EUA), ficou 100% operacional com a entrada em funcionamento da sua terceira torre-caldeira no fim de dezembro passado.

O ISEGS é constituído por 173.500 espelhos refletores que acompanham a trajetória solar, fazendo a luz do sol incidir em três torres-caldeira de 137 metros de altura, de modo a levar a água no seu interior à ebulição e assim produzir vapor que ativa turbinas geradoras de eletricidade.

A infraestrutura, que ocupa uma área de 1.400 hectares, apresenta uma potência instalada de 392 MW, prevendo-se que seja capaz de fornecer eletricidade a 140.000 lares, anualmente. Na prática, isto equivale a retirar das estradas 72.000 automóveis, que emitiriam 400.000 toneladas de CO2.

Um projeto conjunto das empresas NRG, Google e Bechtel, o ISEGS será responsável pela 30% da energia solar térmica gerada nos EUA e a sua instalação demorou três anos.

“Prevemos que a Ivanpah altere a paisagem energética ao provar que a energia solar de grande escala não só é possível, como incrivelmente vantajosa tanto para a economia como para a forma como produzimos e consumimos energia”, afirma Tom Doyle, presidente da NRG Solar.

“As inovações em tecnologias limpas como a Ivanpah são essenciais ao estabelecimento da liderança da América no que diz respeito às tecnologias [de produção] de energia limpa de grande escala, que manterão a economia global competitiva nas próximas décadas”.

Apesar  de globalmente vantajoso, o ISEGS tem impactos ambientais importantes por estar ocupar um área anteriormente dedicada à conservação da natureza e por ter associados níveis de mortalidade de aves elevados, tanto por colisão com os espelhos como por queimaduras quando os animais os sobrevoam.

Filipa Alves in Naturlink