segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Metas da Comissão Europeia para renováveis e clima aquém das expectativas portuguesas

As novas metas apresentadas por Bruxelas na passada quarta-feira para o clima e energia até 2030 deixaram algum amargo de boca no executivo português, segundo o Portal Ambiente Online, apesar de irem ao encontro das pretensões de Portugal em algumas das propostas.

O pacote de medidas anunciado contempla a intenção de se aumentar a curto prazo em 10% a capacidade de interligações das redes eléctricas entre todas as regiões europeias, uma das reivindicações recentes do ministro do Ambiente português, Jorge Moreira da Silva, e que facilitará a venda de energia eléctrica por Portugal. Falta, contudo, a Europa comprometer-se  com metas de longo prazo, com Moreira da Silva a defender 12% de interligação até 2020 e 15% até 2030.

Já a meta das renováveis e a meta da eficiência energética ficaram muito aquém das ambições portuguesas. A proposta de Portugal, segundo Jorge Moreira da Silva, passava por “o mínimo de 40% de energias renováveis e 30% de eficiência energética”. Mas Bruxelas ficou-se por 27% de renováveis e não renovou a meta de eficiência energética, que estava nos 20% para 2020, remetendo para um diploma futuro este tema.

Sem comentários: