segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Iberdrola 'rouba' a EDP liderança no mercado industrial de electricidade

A EDP perdeu em Novembro a liderança no abastecimento de electricidade a consumidores industriais, caindo do primeiro lugar para a terceira posição em apenas um mês e abandonando o domínio que já tinha há mais de um ano.

Segundo os últimos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre o mercado liberalizado de electricidade, a EDP Comercial terminou o mês de Novembro com uma quota no mercado industrial de 28,8%, abaixo dos 30,2% da Endesa e dos 31% da Iberdrola.

A surpresa esteve na Iberdrola, que reforçou a quoto de clientes industriais em 3,5 pontos percentuais. Já a Endesa manteve a sua posição estável.

Apesar desta descida, a EDP continua a dominar no mercado doméstico, mantendo a liderança no total de abastecimento do mercado livre. Assim, em número de clientes, a quota da EDP manteve-se em Novembro nos 83,7%, tendo a Endesa caído de 8% para 7,7%. Já a Galp consolidou a terceira posição, com a sua quota de clientes a passar de 5% para 5,1%. Segundo a ERSE, a Iberdrola surge em quarto lugar, com 2,8%, seguida da Gas Natural Fenosa, com 0,7%.

Sem comentários: