sexta-feira, 8 de março de 2013

Produção eléctrica renovável cai 17%


O total da potência instalada renovável atingiu 10 836 MW, no final de 2012. Segundo as estatísticas publicadas esta terça-feira pela Direcção Geral de Energia e Geologia, o aumento da potência instalada, relativamente ao mês de Novembro, deveu-se fundamentalmente ao reforço de potência em centrais eólicas e fotovoltaicas. Ainda assim, a produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renovável registou uma quebra de 17 por cento, relativamente a 2011. A quebra de 46 por cento na hídrica foi o que mais peso para o resultado final. No mesmo período, a produção eólica subiu 11 por cento e a fotovoltaica 36 por cento.          Foto: Pedro Cunha (Público)


Governo revê em baixa o crescimento das renováveis até 2020

O Governo aprovou nesta quinta-feira a revisão dos planos que estabelecem metas no que toca à eficiência energética e às energias renováveis, revendo em baixa o crescimento das fontes renováveis até 2020. De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o Plano Nacional de Acção para as Energias Renováveis é redefinido “em função do cenário actual de excesso de oferta de produção de electricidade decorrente de uma redução da procura, de forma a adequar e a mitigar os custos inerentes”.

Na práctica, o Governo reviu em baixa o crescimento das renováveis até 2020, o que se sentirá sobretudo na produção de energia, a partir do vento e do sol, passando dos anteriores 6,8 gigawatts (gw) e 1,5gw previstos pelo anterior Governo para 5,3gw e 0,55gw, respectivamente.

Fonte: Público

Sem comentários: