sexta-feira, 2 de agosto de 2013

72% de electricidade "verde" no 1º semestre

A produção total de energia eléctrica a partir de fontes renováveis atingiu níveis recorde em Portugal no primeiro semestre de 2013, chegando aos 72% (um aumento absoluto de 34% em relação aos 38% verificados no período homólogo de 2012). Além disso, observou-se ainda, ao longo dos primeiros seis meses do ano, uma redução de 25% nas emissões de CO2.

Estas são as duas conclusões de um balanço efectuado pela Quercus acerca da produção de electricidade em Portugal Continental durante aquele período com base nos dados fornecidos pela REN - Redes Energéticas Nacionais.

Em comunicado, a organização de protecção ambiental portuguesa explica que este aumento se deveu, por um lado, "à significativa potência instalada de renováveis, mas principalmente às condições climáticas verificadas, num ano que até agora tem sido mais húmido do que o normal, permitindo um maior recurso à utilização de energia hídrica, e também mais ventoso, resultado numa maior produção eólica".

Segundo os dados da REN, a produção de electricidade de origem renovável em regime especial (a PRE-FER, que representa toda a produção de energia eléctrica renovável excepto a grande hídrica) aumentou, correspondendo a 49% de toda a electricidade produzida em Portugal Continental entre Janeiro e Junho de 2013.

Fonte: BoasNotícias

Sem comentários: