terça-feira, 23 de novembro de 2010

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos

Iniciou-se no passado sábado a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se tem como objectivos dar a conhecer as estratégias de prevenção de resíduos na União Europeia e em cada Estado membro, promover acções sustentáveis no âmbito do tema, realçar o trabalho desenvolvido pelos diversos intervenientes na área e incentivar a adopção de comportamentos responsáveis no quotidiano no que diz respeito ao consumo e à produção de resíduos.
.
Entre as iniciativas previstas no âmbito deste evento de âmbito europeu destacam-se o “BatucaMob” - que consiste num desfile na rua que alerta para a problemática dos resíduos através da utilização de caixotes do lixo e embalagens vazias como instrumentos de percussão e o concurso “Mensagem sobre Prevenção de Resíduos” que procura envolver a comunidade escolar na consciencialização da sociedade através da elaboração de mensagens alusivas ao tema desta semana europeia, e que serão avaliadas com a selecção de um vencedor.
.
Por seu lado a Quercus não quis deixar de se associar à iniciativa, participando através da “Fraldinhas”, uma acção a nível nacional que distribuirá 1600 kits de fraldas reutilizáveis aos bebés que nascerem ao longo desta semana em 24 hospitais e maternidades de Norte a Sul do país. Com esta acção, a Quercus, em associação com EGF e os Sistemas de Tratamento de Resíduos, pretende sensibilizar as famílias para o crescente problema da acumulação de resíduos resultantes da utilização de fraldas descartáveis – 1 tonelada por bebé durante os primeiros dois anos de vida – que são encaminhados para deposição em aterro sanitário ou para incineração. Para além de serem amigas do ambiente por serem reutilizáveis através de lavagem a utilização destas fraldas pode resultar numa solução económica, reduzindo de forma significativa a despesa associada às fraldas.
Fonte: Naturlink
A AMES também se juntou à luta pela prevenção de resíduos tendo disponibilizado sacos de pano reutilizáveis aos munícipes através do EcoConselho nos GAM's de Sintra, Cacém, Queluz e Mem-Martins. Ao andar sempre com um consigo, poderá deixar de fazer inúmeras utilizações dispensáveis de plástico, por exemplo, na padaria, na mercearia, no supermercado, na farmácia, nas lojas de roupa, etc.

Sem comentários: