sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Notícias soltas #7

  • Os Green Project Awards 2010 premiaram a Câmara Municipal de Óbidos, a campanha Limpar Portugal e a empresa A Industrial Farense pelas acções de promoção da energia solar, de limpeza do país e de melhor aproveitamento da alfarroba.
  • Segundo dados preliminares da Agência Internacional de Energia (AIEA), a China já é o maior consumidor mundial de energia, tendo ultrapassado os Estados Unidos em 2009. O consumo de energia per capita é, porém, maior nos EUA.

  • Em Portugal, o consumo eléctrico continua a subir, com um aumento de 5,2% entre Janeiro e Setembro de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas as emissões de CO2 do sector eléctrico estão em baixa, com o Índice E.Value a registar um novo mínimo histórico. Dois factores explicam este comportamento: mais renováveis e menos carvão. No primeiro caso, em 2010 houve já um aumento de 63% em relação ao que se produziu em 2009.

  • Mais de 95% dos produtos existentes no mercado que dizem ser 'verdes' não o são, revela o estudo The Sins of Greenwashing: Home and Family Edition elaborado pela TerraChoice. O acto de enganar os consumidores sobre as práticas ambientais de uma empresa ou os benefícios ambientais de um produto ou serviço é designado Greenwashing. Esta é a última grande moda para convencer os consumidores a comprar os produtos.

  • Suécia quer ser o primeiro país neutro em carbono. Este ano, Estocolmo foi considerada a primeira “Capital Verde Europeia”, confirmando o sucesso de uma década de políticas de redução da pegada carbónica daquele país. Para alcançar este resultado, Estocolmo investiu principalmente nos meios de transportes colectivos e no aquecimento, dois sectores que representam 43% das emissões da União Europeia. A capital sueca tem 760 quilómetros de redes cicláveis e incentiva os habitantes a evitar o uso de carro. Graças ao nuclear e às centrais hidroeléctricas que, no conjunto, produzem a quase totalidade da electricidade, a Suécia praticamente não depende do petróleo e é o estado que utiliza maior quantidade de combustíveis não fósseis, em especial biomassa florestal.

Sem comentários: