quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Biogás

O biogás é uma indústria em rápido crescimento e irá contribuir para o objectivo da UE de produzir 20% da sua energia proveniente de fontes renováveis até 2020, incluindo 10% de biocombustíveis.

O biogás é uma atraente fonte de energia renovável com um grande potencial na Europa, sendo o seu ponto forte a variedade de aplicações para refrigeração, aquecimento e electricidade.
.
A última geração desta fonte de energia, o biometano, é usado como combustível para veículos ou injectado na rede de gás, podendo ser misturado a qualquer taxa com o gás natural. Cerca de 7000 instalações de biogás estão em operação por toda a Europa em estações de tratamento de esgoto, a maioria delas na agricultura, onde geralmente uma mistura de esterco animal e vegetal de energia (milho) é digerido (co-digestão).
.
O potencial total de biogás é da ordem de 200 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), sendo que metade poderia ser produzido por culturas energéticas, e a outra metade por resíduos. Uma parte igual de biometano poderia ser produzido pela gaseificação de madeira. O total de 400 Mtep corresponde aproximadamente ao consumo real de gás natural.
.
Fonte: Fedarene

Sem comentários: