segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Redução de resíduos

Os portugueses produzem anualmente 470 quilos de resíduos sólidos urbanos (RSU) por habitante, uma média inferior à europeia, e o objectivo é diminuir esta quantidade em dez por cento até 2016, segundo o secretário de Estado do Ambiente.
.
Neste contexto, foi apresentado um projecto de lei para que os supermercados passem a aplicar um desconto, de pelo menos cinco cêntimos, por cada cinco euros de compras sempre que os consumidores prescindam de sacos de plástico.

“Os agentes económicos que optem pela aplicação de um preço simbólico aos sacos de plástico ficam excluídos da obrigatoriedade de aplicação do sistema de desconto mínimo”, estabelece o projecto de lei.

Um estudo da Universidade de Loughborough, no Reino Unido defende que “os sacos de plástico oxibiodegradáveis - com distribuição generalizada no comércio a retalho, sedentário ou não sedentário e com a chancela de 100% biodegradáveis - podem levar mais de cinco anos a degradar-se”.

Estima-se que sejam consumidos mais de 500 mil milhões de sacos de plástico anualmente em todo o mundo, sendo os portugueses responsáveis pelo consumo de mais de duas mil toneladas destes sacos.

Foi ainda apresentado outro projecto de deliberação para que seja instituído o consumo de água da torneira na Assembleia da República, em lugar de água engarrafada, uma medida de “sustentabilidade ambiental” que contribui para uma “mudança de mentalidades”.

Sem comentários: