sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Portugueses ajudam a desenvolver janela inteligente para reabilitação

A Universidade do Minho, juntamente com um consórcio de fabricantes e fornecedores de janelas e sistemas de ventilação europeus, desenvolveu uma janela inteligente para a reabilitação que reduz em 20% a utilização de energia nos edifícios. A solução resulta do projecto europeu Climawin, que beneficiou do financiamento da União Europeia, e deverá chegar ao mercado em finais deste ano.

Estas janelas têm como base a recuperação de calor e destinam-se à reabilitação de edifícios residenciais e comerciais. Para o Verão, a solução apresenta a função de arrefecimento automático, permitindo a redução do recurso a sistemas de ar condicionado ou outros.

A janela pré-aquece o ar de ventilação de entrada, alimentado por células solares e é regulada de forma automática a partir de sensores nas divisões. As janelas dispõem ainda de elevado isolamento térmico, aberturas reguláveis para entrada controlada de ar, um quadro de duas camadas de vidros, filtros de ar, sistema electrónico integrado e comunicações sem fio entre os sensores da divisão e das janelas.

Sem comentários: