Mais de metade da electricidade consumida pelas 80 mil pessoas que vivem em Torres Vedras é produzida a partir de fontes de energia renovável. As apostas da autarquia do concelho e as condições favoráveis para a produção de energia indicam que Torres Vedras poderá tornar-se autossustentável em 2015.
Segundo revelam os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), as fontes renováveis existentes no concelho já contribuíram para a produção de 250 gigawatts (GW) para as necessidades anuais de consumo, que andam na ordem dos 336 GW.
As perspectivas de auto sustentabilidade para 2015 em Torres Vedras centram-se na criação de uma central de gás natural no concelho, um projeto desenvolvido entre a Galp Energia e uma empresa hortícola local.
Com a entrada em funcionamento deste equipamento vai ser possível aquecer estufas e aumentar a produção local de energia. A central de gás natural vai potenciar a produção de energia do sistema de cogeração de Torres Vedras, estando previsto que os atuais 70 gigawatts produzidos anualmente dupliquem.
Também a força dos ventos é aproveitada em Torres Vedras, tendo sido instalados nove parques eólicos, com uma capacidade instalada de 116 megawatts. Para além desta aposta, a autarquia pretende "adotar políticas de eficiência energética, como a instalação de 15 painéis fotovoltaicos nos edifícios públicos".
Fonte: Boas Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário