A auditoria independente pedida pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE) às desconformidades nos contadores eléctricos aponta para a existência de várias falhas no sistema, pelo que a entidade propôs uma compensação aos clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horárias no valor global de sete milhões de euros.
Nos moldes propostos, que terão ainda de ser aprovados no Conselho Tarifário, a compensação deverá ser paga pela EDP Distribuição aos clientes de forma automática.
O comunicado da ERSE refere ainda que a compensação é complementar “à prevista e concretizada no âmbito da Directiva nº10/2012 de 5 de Julho de 2012, no valor global de cerca de quatro milhões de euros”.
A actual proposta da ERSE varia em função da potência contratada e entre um mínimo de três euros e um máximo de 35,40 euros. A auditoria externa e independente foi pedida pela ERSE na sequência dos problemas de reparametrização incorre ta de contadores e de precisão insuficiente do relógio de uma série determinada de contadores, identificadas em final de 2011 e 2012, e que afectaram, respectivamente, cerca de 85 milhares e 22 milhares de consumidores. A proposta da ERSE terá de ser aprovada no Conselho Tarifário, onde estão representados os consumidores e as empresas do sector.
Fonte: Público
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