sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água


O dia 22 de Março é celebrado por todo como o planeta o Dia Mundial da Água desde 1993. A data pretende relembrar o papel fulcral dos recursos hídricos para a vida na Terra e, consequentemente, a importância da sua conservação, e este ano é dedicada à Cooperação Internacional pela água.

Em 2013, que corresponde ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, o dia 22 de março relembra a importância da cooperação no que diz respeito à água, para a promoção da paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável.

“A água é central para o bem-estar das pessoas e do planeta” refere Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU. “Temos de trabalhar em conjunto para proteger e gerir de forma cuidadosa este recurso frágil e limitado”.

Fonte: Naturlink

Portugal gasta 220 litros de água por pessoa por dia

A captação média diária de água em Portugal continental foi de 220 litros por pessoa em 2011, segundo dados de um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) apresentados esta sexta-feira, Dia Mundial da Água. O estudo envolveu as 386 entidades que gerem os serviços de água e resíduos em Portugal continental. O indicador de água controlada que revela boa qualidade mostrou melhorias em 2011, com uma subida para 98%, em comparação com os 50% registados em 1993.



Uma universidade e uma agência publicitária desenvolveram um placar que transforma humidade em água e colocaram-no numa zona seca perto dos Andes. O placar de 15 metros já produziu 9000 litros de água.  

A 80 quilómetros a sul de Lima, no Peru, foi instalado um placar publicitário que retém e filtra a humidade do ar que converte em água. Todos os dias este placar produz 96 litros de água que abastecem a população local sem acesso a água potável naquela região seca do Peru.


Sem comentários: