
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Eficiência Energética nos edifícios públicos

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Notícias soltas #11
- A Cella energy, sediada no Reino Unido, é a organização responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia que permite obter combustível "carbono zero". Para além de não apresentar emissões de carbono, os primeiros dados indicam que este combustível poderá ser usado em qualquer motor de combustão interna existente nos nossos automóveis, sem necessidade de alterações mecânicas.
- Um estudo recentemente publicado na revista Environmental Science and Technology conclui que é possível reduzir em 73% o consumo de energia através da simples implementação de medidas de promoção da eficiência energética em edifícios, veículos e indústrias.
- O Presidente norte-americano Barack Obama anunciou, no discurso sobre o estado da nação, uma meta de 80% de electricidade “limpa” até 2035. Obama também pediu ao Congresso para eliminar os subsídios à indústria do petróleo, que equivalem a cerca de 29 mil milhões de euros anuais.
- Israel supera escassez com reutilização de águas residuais: mais de 80% das águas residuais domésticas são recicladas, totalizando 400 milhões de metros cúbicos por ano, de acordo com Ministério do Ambiente israelita. A reutilização da água tornou-se uma política nacional em 1955, depois das suas principais fontes, o mar da Galileia e dois aquíferos subterrâneos, darem sinais de sobrecarga de exploração e saturação.
- Valorlis aumenta recolha de resíduos: em 2010, foram recolhidos selectivamente 11,5 mil toneladas de resíduos, um crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior, registarndo-se aumentos de mais 1,4% no vidro, 2,2% no papel/cartão e mais de 8,5% nas embalagens de plástico e metal.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Ciclo de Debates "Sementes Valor Capital"

Segundo a FAO, a perda da biodiversidade agrícola, em todo o mundo, é da ordem dos 75%. A Colher Para Semear - Rede Portuguesa de Vvariedades Tradicionais, é parceira da AMES no Projecto Hortas Pedagógicas, e tem como objectivos "inverter a situação actual de contínua perda de biodiversidade genética agrícola, por meio da recolha, cultivo e catalogação das variedades tradicionais ainda existentes; contribuir para o conhecimento do nosso património vegetal; promover o uso de variedades tradicionais em agricultura biológica; estimular o uso de legumes esquecidos, para uma maior diversidade alimentar; defender a segurança alimentar continuando a semear as nossas variedades tradicionais."
Deixamos aqui um vídeo do programa Terra Alerta sobre esta temática:
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Seminário Serviços Energéticos e Contratos e Desempenho Energético

Despoletado pela recente legislação sobre os serviços energéticos e os contratos de performance de energia, este evento pretende incentivar o debate e a discussão entre os principais agentes de mercado (ESCO/ESE) em torno deste importante pilar para o cumprimento da o cumprimento das metas da Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020).
As inscrições, embora gratuitas, estão sujeitas a confirmação e podem ser feitas através do endereço de e-mail da RNAE: rnae.portugal@gmail.com
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Atelier das Energias Renováveis #4
Com estas acções pretende-se proporcionar à população escolar do Concelho de Sintra o contacto directo com a realidade e as potencialidades do uso das Energias Renováveis no dia-a-dia, num espaço privilegiado de conhecimento e aprendizagem, essenciais à criação de uma verdadeira consciência ambiental.

A AMES continua a apostar na geração mais jovem, ou seja, nos futuros consumidores e decisores, com a certeza de que contribui para o aumento da conciencialização da temática da utilização racional da energia e na esperança de contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.
Mais informações e incrições aqui.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Financiamento europeu para eficiência energética e renováveis no sector público

O instrumento financeiro destina-se a autoridades e entidades públicas, ou privados que estejam a agir em nome de organismos do sector público. Os projectos abrangidos dizem respeito a soluções de eficiência energética em edificíos públicos, investimentos na produção combinada de calor e electricidade, fontes de nergia renováveis descentralizadas ou microgeração a partir de fontes de energia renováveis, entre outros.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Oleómetro 2010

.
Recolha na via pública

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Notícias soltas #10
- Foi publicado em Diário da República esta quarta-feira o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO.AP), implicando a adopção de planos de eficiência energética até ao final do ano.
- Portugal registou um máximo histórico de electricidade de origem renovável em 2010, atingindo 52,7% da electricidade consumida no País. Significa que Portugal ficou 0,6% acima do objectivo estipulado há três anos pelo Governo, quando voluntariamente subiu em 6% a meta imposta pela União Europeia para Portugal em 2010. Assim, a produção de electricidade renovável, excluindo a grande hídrica, permitiu poupar, em 2010, 520 milhões de euros na importação de combustíveis fósseis, e evitar a emissão de 7,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente, com um valor de 110 milhões de euros.
- Aa Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre questões energéticas, procurando contributos para a elaboração de um Roteiro de Energia 2050, em vigor até ao dia 7 de Março de 2011. O objectivo é recolher as perspectivas dos interessados, através de um breve inquérito, sobre as questões energéticas prioritárias da União Europeia para os próximos 40 anos.
- Um novo estudo verificou que o potencial das águas residuais como fonte de energia renovável estava subestimado. Os cientistas esperam que o panorama de aproveitamento energético nas ETAR seja alterado com estes novos resultados.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
PPEC 2011-2012 poupa 155 milhões

Fonte: ERSE
- O projecto Operação Swatt, que pretende desenvolver um serviço de diagnóstico e aconselhamento energético interactivo na perspectiva do consumidor no sector doméstico, através de uma plataforma online.
- O projecto VAGB, que visa a aplicação, nos sistemas de bombagem de AVAC, de 20 variadores electrónicos de velocidade, 20 arrancadores progressivos, 10 baterias de condensadores e sistemas de gestão técnica centralizada (monitorização em tempo real dos respectivos consumos). Este projecto será implementado em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
- A medida School 4 Save Energy, que promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 e instalação de aparelhos de medição com software de controlo em 13 escolas do concelho de Sintra dos mais variados níveis de ensino. Este projecto tem como parceiros a EDUCA, entidade responsável pelos equipamentos escolares do concelho de Sintra, a empresa ISA - Intelligent Sensing Anywhere, e a Ploran, empresa que actua na área da iluminação.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Terças em Rede #4

A primeira edição de 2011 ocorrerá no próximo dia 18 de Janeiro, subordinada ao tema "Valorização de Resíduos - Casos de Boas Práticas", tendo como oradores um elemento da Agência Portuguesa do Ambiente e Catarina Rosário, da AMES, e sendo moderada por Tiago Gaio da RNAE.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Notícias soltas #9
- A European Wind Energy Association (EWEA) prevê que a UE-27 irá exceder a meta de 20% do consumo bruto final de energia proveniente de fontes renováveis até 2020. Este estudo aponta para uma cota de 34% das renováveis no consumo total de electricidade: 14,1% é proveniente da energia eólica (10% onshore, e 4% offshore), 10,5% a partir de hidroeléctricas, 6,6% da biomassa, 2,7% da energia solar fotovoltaica, 0,5% da energia solar concentrada, 0,3% da energia geotérmica e 0,1% do oceano. Fonte: Naturlink
- A Sotecnisol aposta na microprodução de energia. O novo serviço “chave-na-mão” da Sotecnisol pretende ajudar os consumidores que pretendam tornar-se microprodutores de energia.
- A WWF disponibiliza online um programa de conversão de documentos em formato pdf que não possibilita a impressão do mesmo, de forma a evitar impressões desnecessárias.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Ano Internacional das Florestas

Sob o tema Florestas para o Povo, a iniciativa mundial inclui a promoção de acções que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, além de mostrar à população mundial que a exploração das matas sem uma gestão sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo a actividades económicas ilegais, como a caça de animais e o desmatamento ilegal.
Das sete nações que detém mais de um milhão de quilómetros quadrados de floresta – Rússia, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Indonésia, China e República Democrática do Congo – , o Brasil foi o que mais floresta perdeu nesse período, com 165 000 km2. Já o Canadá perdeu 160 000 km2, enquanto que os Estados Unidos perderam 120 000 km2 de floresta.
Fontes:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=28616&bl=1
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Electricidade a partir de renováveis cresceu 66%

.