quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PPEC 2011-2012 poupa 155 milhões

O PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica 2011-2012, promovido pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aprovou 57 medidas que serão implementadas por 20 promotores e que permitirão uma poupança energética de cerca de 2 244 GWh e de 830 mil de toneladas de CO2, com um benefício social de 155 milhões de euros ao longo dos próximos 21 anos. Esta poupança equivale ao consumo anual de cerca de 750 mil famílias.

O PPEC, já na sua quarta edição, tem como objectivo apoiar financeiramente medidas que visem melhorar a eficiência no consumo de energia eléctrica, através de acções empreendidas por promotores elegíveis (Associações de consumidores, Associações empresariais, Comercializadores, Operadores de redes, Agências de Energia, Associações Municipais, Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação), destinadas aos consumidores dos diferentes sectores.

Fonte: ERSE


  • O projecto Operação Swatt, que pretende desenvolver um serviço de diagnóstico e aconselhamento energético interactivo na perspectiva do consumidor no sector doméstico, através de uma plataforma online.
  • O projecto VAGB, que visa a aplicação, nos sistemas de bombagem de AVAC, de 20 variadores electrónicos de velocidade, 20 arrancadores progressivos, 10 baterias de condensadores e sistemas de gestão técnica centralizada (monitorização em tempo real dos respectivos consumos). Este projecto será implementado em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
  • A medida School 4 Save Energy, que promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 e instalação de aparelhos de medição com software de controlo em 13 escolas do concelho de Sintra dos mais variados níveis de ensino. Este projecto tem como parceiros a EDUCA, entidade responsável pelos equipamentos escolares do concelho de Sintra, a empresa ISA - Intelligent Sensing Anywhere, e a Ploran, empresa que actua na área da iluminação.

Sem comentários: