
"Com 162TWh produzidos em 2010, o aquecimento e arrefecimento solar ocupa o segundo lugar entre as novas renováveis, depois do vento", observou Werner Weiss, presidente do SHC AIE. "Enquanto a China continua a liderar em termos de instalações totais, Austrália e Israel acrescentaram mais capacidade per capita do que qualquer outro país", continuou.
As estatísticas anuais "Solar Heat Worldwide" fornecem informação sobre mais de 55 países, representando mais do que 60% da população mundial e mais de 90% do mercado solar térmico global. A grande maioria da capacidade total em 2010 foi instalada na China (117,6GWth) e na Europa (36,0GWth), o que juntamente representa 78,5% da capacidade total.
"Frequentemente se esquece que 47% do consumo energético mundial é para efeitos de aquecimento", lembra Werner Weiss. "O aquecimento e arrefecimento solar oferecem uma fonte de energia térmica renovável e podem ser aplicados em qualquer lugar no mundo. Em muitas regiões, o solar tem sido competitivo ao nível dos custos durante anos. As pessoas usam-no porque funciona e é relativamente barato", diz.
Fonte: Climatização
(Foto: SOLID/ESTIF)
Sem comentários:
Enviar um comentário