sexta-feira, 11 de maio de 2012

Índice de cidades inteligentes apresentado em conferência internacional


Boas práticas para o desenvolvimento sustentável chegaram já a algumas cidades portuguesas: Almada, Aveiro, Cascais e Gaia são as cidades portuguesas que mais se destacam pelo seu grau de inteligência urbana, segundo a Inteli, que revelou numa conferência em Lisboa como o índice de cidades inteligentes será aplicado em Portugal.

Este índice serve "para qualificar e quantificar o grau de inteligência urbana" das cidades e vai ser aplicado à rede de 24 cidades que integram o projecto Rener - Renewable Energy Living Lab, o qual visa impulsionar a integração dos agentes no projecto de inovação para a mobilidade eléctrica nacional.

Assim, quem viver numa "cidade inteligente" deverá dispor de transportes públicos com baixas emissões de carbono, instrumentos de participação pública online e instrumentos digitais de inclusão dos mais desfavorecidos. O trabalho da Inteli - um centro de inovação com capital maioritário do IAPMEI, orientado para a promoção da inteligência em inovação e que actua no apoio às políticas públicas e às estratégias empresariais - tem-se vindo a centrar nesta área, desde há seis anos, em projectos que são vistos como "laboratórios de novos produtos e serviços associados à economia verde".

A rede Rener abrange também Sintra, Porto, Loures, Braga, Guimarães, Coimbra, Leiria, Viseu, Setúbal, Viana do Castelo, Torres Vedras, Santarém, Faro, Évora, Castelo Branco, Guarda, Beja, Portalegre, Bragança e Vila Real, que subscreveram o acordo com o Governo português no âmbito da Conferência Internacional sobre Mobilidade Eléctrica, em 2009, criando a rede Mobi.E, para levar à prática o programa para a mobilidade eléctrica nacional.

Catarina Selada, directora da área de Cidades e Território da Inteli, considera que, em Portugal, "não temos cidades inteligentes, mas projectos inteligentes nalgumas cidades". Cascais, Aveiro, Gaia e Almada "destacam-se por terem projectos que indicam boas práticas", havendo outras "com boas práticas mais pontuais". Um exemplo é o Inovcity, em Évora, uma rede inteligente de energia que "tem sido muito visitada por equipas técnicas estrangeiras".

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: