sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Notícias soltas #12

  • Produção eólica cai em 2011 Nas primeiras seis semanas deste ano, a produção de electricidade em regime especial foi 3% inferior à produção registada no igual período em 2010. Desde 2007 que os parques eólicos fechavam Janeiro sempre a produzir mais que no ano anterior, mas em 2011 a tendência foi interrompida: a produção eólica – que mais contribui no bolo da produção de electricidade em regime especial – está a cair 9% este ano, comparado com o crescimento de 30% e 57% registado em idênticos períodos de 2010 e 2009.

  • Políticas mais verdes fazem crescer a economia Segundo o Programa da ONU para o Ambiente (PNUA), basta investir 2% do PIB global em dez sectores cruciais como a construção, energia e pescas, para o crescimento económico e a protecção do ambiente serem compatíveis: as políticas mais “verdes” prometem fazer crescer as economias e reduzir a sua pegada ecológica em cerca de 50% nos próximos 40 anos.

  • Primeiro corredor Europeu para automóveis eléctricos é ibérico Porto e Vigo estarão unidas, a partir de Outubro, pelo primeiro corredor transfronteiriço para veículos eléctricos na União Europeia. A autoestrada A3, em Portugal, terá oito postos de recarga rápida para veículos eléctricos, quatro em cada sentido, que se complementam com outras estações de recarga lenta na cidade espanhola.

Sem comentários: