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Os carros portugueses são responsáveis por 1/3 das emissões do país. Para maximizar a eficiência, o motor deve permanecer em baixa rotação na mudança mais alta. «Apesar da indústria automóvel lançar cada vez mais carros que emitem cada vez menos CO2, se não existir uma condução amiga do ambiente não se tira o devido proveito», defende Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.
O Projecto Eco-Condução Portugal foi conduzido em três fases, contando com a participação de 20 condutores, em 20 carros diferentes. O primeiro objectivo consistiu em determinar o perfil dos condutores, seguindo-se uma acção de formação tendente a melhorar os hábitos de condução e a monotorização diária do seu comportamento. "O impacto imediato é significativo, com uma redução de 10% nos consumos a médio-prazo. O condutor é um elemento fundamental e o estudo revelou mudanças permanentes na condução", assegura Sofia Taborda, coordenadora do estudo.
O Projecto Eco-Condução Portugal foi conduzido em três fases, contando com a participação de 20 condutores, em 20 carros diferentes. O primeiro objectivo consistiu em determinar o perfil dos condutores, seguindo-se uma acção de formação tendente a melhorar os hábitos de condução e a monotorização diária do seu comportamento. "O impacto imediato é significativo, com uma redução de 10% nos consumos a médio-prazo. O condutor é um elemento fundamental e o estudo revelou mudanças permanentes na condução", assegura Sofia Taborda, coordenadora do estudo.
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Fontes: Expresso
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Água&Ambiente nº140, Julho 2010, pp. 57
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