O Ocean Clean Up é uma plataforma flutuante que se move pelo oceano e que se alia ao ambiente para conseguir eliminar quase por completo um problema que afecta gravemente a vida marinha. Os plásticos acumulados pela força dos cinco grandes sistemas de correntes marítimas rotativas do mundo são o alvo de Boyan Slat. O jovem de Delft, cidade dos Países Baixos, não se limitou a desenhar um conceito, como também pensou em juntar a proteção ambiental à própria energia fornecida pela natureza.
O Ocean Clean Up é uma plataforma completamente autossustentável que combina as tecnologias com o ambiente e que se alimenta através de sistemas de produção de energia solar, das correntes e das ondas.
Para além do benefício económico, Slat refere que não agir a favor do combate à poluição poderá "custar mais aos Governos, companhias e pessoas" que ficam prejudicadas todos os anos com "a diminuição dos números de turistas, danos em embarcações e limpezas ineficientes das praias".
O Ocean Clean Up já foi distinguido com vários prémios e foi apresentado numa conferência de TED Talk, em Delft, o ano passado. Boyan Slat conta hoje com 50 engenheiros, modeladores, especialistas externos e estudantes a trabalhar no desenvolvimento deste projeto.
Fonte: Boas Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário