quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oleómetro 2011

No âmbito do Plano de Valorização de Óleos Alimentares Usados dinamizado no concelho de Sintra, foram recolhidos, em 2011, 15.250 kg, 8% nas escolas do concelho, 16% em cantinas e restaurantes aderentes ao projecto e 76% nos óleões da via pública.

A recolha de óleo alimentar usado é mais expressiva nos óleões de via pública, pois desagregando os dados por freguesia é evidente a diferença entre o meio urbano e rural: o meio urbano contribui com cerca 86% na deposição deste resíduo contra 14% proveniente do meio rural.

O óleo alimentar usado recolhido é posteriormente valorizado energeticamente na produção de biodiesel. A frota municipal de recolha de resíduos sólidos urbanos, substitui parte do gasóleo por este biocombustível.

Ao promover a recolha de óleo alimentar usado elimina-se uma fonte de poluição de solos e linhas de água, para além de se suprimir parte do consumo de combustíveis fósseis, nomeadamente gasóleo. Consequentemente Sintra vê assim diminuída a sua factura energética, bem como as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da queima de combustível.
Recolha de Óleo Alimentar Usado na Via Pública, Janeiro 2012
O mês de Fevereiro já decorre, mas ainda assim ainda estamos a tempo de tomar resoluções de ano novo. Como tal este ano propomo-nos, sempre que nos seja possível, a fazer o reporte mensal da quantidade de óleos alimentares usados recolhidos nos óleões de via pública do município de Sintra.
No mês de Janeiro de 2012, foram recolhidos na via pública 835 kg, desagregando os resultados por freguesias temos:

Sem comentários: