sexta-feira, 28 de junho de 2013

«Parques de Sintra» lança bicicleta eléctrica

A «Parques de Sintra» acaba de lançar o serviço «Park E Bike» que irá permitir a qualquer visitante passear de bicicleta eléctrica pela serra. O aluguer da bicicleta pode ser combinado com bilhetes para os parques e monumentos, bem como com visitas guiadas de bicicleta, e os utilizadores podem ainda descarregar a aplicação para smartphone (onde se encontram os mapas em formato digital) ou requerer um áudio guia.

O «Park E Bike» está disponível a partir do centro histórico de Sintra (junto aos CTT) todos os dias da semana. Os alugueres das bicicletas eléctricas têm um custo de 25 euros para meio-dia de aluguer e de 35 euros para um dia inteiro, incluindo a bicicleta, mapa com indicação de percursos sugeridos, uma mala pequena, cadeado, capacete (utilização obrigatória) e, para quem o desejar, pode ser disponibilizado um colete refletor (as bicicletas incluem luzes de segurança e refletores).


quarta-feira, 26 de junho de 2013

TRATOLIXO bate recorde de produção de energia

A Central de Digestão Anaeróbia (CDA) da TRATOLIXO atingiu o expoente máximo em produção de energia no passado mês de Maio, data que celebra 6 meses de actividade desde o primeiro paralelo entre a Central de Biogás e a rede eléctrica de Média Tensão, iniciando-se o processo de venda de energia à EDP Distribuição.

A Central de Digestão Anaeróbia na Abrunheira, concelho de Mafra, produz energia renovável, recicláveis e composto, possuindo uma tecnologia de ponta equiparada ao que de melhor se faz na Europa no sector de tratamento de resíduos. Uma das maiores do país e com capacidade para receber 160 mil toneladas de recolha indiferenciada de RSU, a produção de energia eléctrica é uma das grandes mais-valias da CDA que recebe RSU dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.

A CDA distingue-se por um percurso ascendente no sentido de atingir a sua capacidade máxima de tratamento de resíduos e consequente produção de energia eléctrica que poderá abastecer cerca de 4.454 alojamentos (fonte DGEG dados de 2010).

O valor máximo atingido em Maio em produção de energia foi de 1363 MW/h destacando-se em larga escala dos valores atingidos no arranque da sua actividade, em Novembro de 2012 cuja produção rondou os 25MW/h e em Dezembro do mesmo ano atingiu os 53 MW/h.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Electricidade: Grandes consumidores com energia mais barata


O Governo vai avançar, já em Julho, com um novo enquadramento legal no que diz respeito às tarifas do sistema que vai permitir baixar o preço da electricidade para grandes clientes industriais, escreve o Expresso.

O Governo pretende manter em Portugal os grandes consumidores de energia e aumentar a concorrência com Espanha. Este “esforço de equilíbrio” vai resultar num novo enquadramento legal no que toca às tarifas de acesso ao sistema eléctrico. Essas tarifas passam, no próximo mês, a beneficiar os consumidores de electricidade e onerar os produtores.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Portugal sem Óleos Alimentares Usados para reciclar

Quercus – Assoc. Nac. de Conservação da Natureza (18-06-2013)

Estão a faltar Óleos Alimentares Usados (OAU) para reciclar! 

As empresas portuguesas que produzem biodiesel a partir deste resíduo queixam-se da falta de matéria-prima para reciclar, vendo-se obrigadas a procurar OAU noutros mercados. O encaminhamento do óleo usado para destinos não licenciados e mercados paralelos, bem como o elevado escoamento deste resíduo para Espanha, tem levado ao encerramento de muitas empresas licenciadas, nos últimos anos. 

Um estudo realizado pela AMES/HPEM/QUERCUS concluiu que cerca de 25% dos OAU recolhidos no concelho de Sintra são encaminhados para destinos não adequados e empresas não licenciadas que, em algumas freguesias, aparecem às dezenas!

Os produtores do OAU, apesar de estarem sensibilizados para os efeitos que este resíduo poderá provocar nas instalações sanitárias e ETAR’s, pretendem apenas dar uma solução rápida para o mesmo, e a falta de fiscalização no canal HORECA leva a que estes não garantam a fiabilidade do seu destino.

Desde 2012 que a Quercus tem vindo a reportar à IGAMAOT a atuação de empresas na recolha inadequada de OAU, num total de 10 operadores, dos quais este organismo reconheceu a ilegalidade de 8. Desconhecemos contudo, qualquer atuação por parte desta Inspeção para regularizar as situações identificadas, apesar de a Quercus ter questionado a IGAMAOT sobre este assunto no passado mês de março. 

Por outro lado, a burocracia aplicada aos operadores licenciados, que para além do licenciamento ambiental e de entreposto fiscal, têm que implementar uma certificação pela rastreabilidade do produto (ISCC) – que garanta a origem do óleo, aliado aos incentivos financeiros e fiscais aplicados à aquisição de OAU em mercados exteriores (como Espanha), leva a grandes discrepâncias de critérios exigidos às empresas licenciadas nacionais.

O impacte que a falta de fiscalização provoca em todo o processo vai para além dos seus efeitos ambientais. Neste percurso, são diversas as agressões subjacentes à falta de licenciamento dos operadores. A proliferação de recolhedores não licenciados conduz ao encerramento de empresas e ao despedimento de trabalhadores, para além dos efeitos económicos que estes mesmos operadores configuram num mercado onde são transacionados valores sem registo fiscal.

A regulamentação da gestão deste fluxo passa pela aposta na fiscalização no canal HORECA, bem como pela promoção do encaminhamento dos OAU para reciclagem no mercado nacional (porque aqui há solução!), criando constrangimentos à sua exportação, quer através de encargos fiscais, quer através de processos mais burocráticos. Foi aliás neste sentido que a Quercus apresentou uma Proposta para regular e desincentivar a exportação de resíduos, quando para os mesmos existem soluções de tratamento em Portugal.

AMES: Agência Municipal de Energia de Sintra
HPEM: Higiene Pública, Empresa Municipal – Sintra
HORECA: canal constituído por Hotéis, restaurantes e cafés.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Alargamento do prazo de candidaturas ao aviso "Edifício Eficiente" do Fundo de Eficiência Energética

O prazo de candidaturas para o Aviso 03-Edifício Eficiente, no âmbito do Fundo de Eficiência Energética, foi alargado até 1 de Julho, devido ao “crescente interesse demonstrado por parte dos potenciais promotores e beneficiários à apresentação de projectos”.

O programa de incentivo decorre em três fases, sendo que a data limite inicialmente definida para esta terceira fase era 3 de Junho. Segundo dados da ADENE, até ao final da segunda fase, que terminou a 1 de Abril, tinham sido recebidas 600 candidaturas. Dessas, 80%  visam o apoio à instalação de sistemas solares térmicos e os restantes 20% a instalação das janelas eficientes.
Este aviso dispõe, no total, de 1,5 milhões de euros, apoiando até 50% das despesas na aquisição de sistemas solares térmicos (com um máximo de 1.500 Euros) e de janelas eficientes (até 1.250 Euros).

Apesar do balanço positivo da Comissão Executiva do Fundo de Eficiência Energética, as empresas quer da indústria solar, quer das janelas eficientes têm lamentado o excesso de burocracias exigido para aceder ao incentivo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

AMES candidata projecto com Junta de Freguesia de Queluz aos Green Project Awards


A AMES candidatou o Projecto decorrente do Protocolo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Queluz aos Green project Awards deste ano, na categoria gestão eficiente de recursos.

Tendo por base a eficiência energética através da utilização racional de energia e do aproveitamento de energias renováveis, as actividades desenvolvidas no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido ente a AMES e a Junta de Freguesia no período 2009-2013 basearam-se nos seguintes projectos:
- Poupança de Água: estudos prévios à colocação de economizadores de água em torneiras do armazém e do edifício-sede da Junta de Freguesia, assim como acompanhamento de resultados;
- Sensibilização e Informação aos Munícipes;
 -Microgeração no Cemitério de Queluz;
- Racionalização de Consumos Energéticos;
- Eco-Condução;
- Projecto Hortas Pedagógicas;
- Projecto “A Luz Certa”;
- Presença da AMES em eventos organizados pela Junta de Freguesia de Queluz.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Autocarro eléctrico carrega em segundos

A cidade de Genebra, na Suíça, está a preparar-se para testar uma nova tecnologia que permite carregar autocarros elétricos nas paragens em apenas segundos. A solução constitui-se como um importante passo para uma futura geração de transportes públicos silenciosos, flexíveis e com zero emissões de carbono. 

© ABB

O anúncio foi feito recentemente pelo grupo tecnológico suíço ABB, que revelou, durante o 6º Congresso da Associação Internacional de Transportes Públicos (UTIP), que decorreu em Genebra, que está a trabalhar em conjunto com a companhia de transportes públicos TGP nesta nova alternativa. 

Um comunicado do grupo informa que a tecnologia inovadora de carregamento vai ser testada pela primeira vez num autocarro elétrico capaz de transportar cerca de 135 passageiros e que vai ser carregado diretamente num grupo selecionado de paragens no período de 15 segundos em que os passageiros entram e saem do veículo. 

A tecnologia TOSA (Trolleybus Optimisation Systéme Alimentation, em francês), como foi baptizada, recorre a eletricidade gerada inteiramente a partir da energia hidráulica. O tempo de carregamento é tão rápido que, garantem os criadores, não interfere com o horário dos autocarros e melhora a qualidade de vida urbana, bem como a paisagem.

Além disso, acrescenta o grupo ABB, o sistema, que recorre a uma espécie de "braço mecânico" controlado por laser, que se liga a um receptor no autocarro para efectuar o carregamento (de 400kW por paragem), proporciona uma maior flexibilidade em termos de rotas. Por permitir o armazenamento de energia em baterias compactas, a tecnologia permite ainda alimentar, por exemplo, o sistema de iluminação interna e externa do veículo.

Fonte: BoasNotícias

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Turistas vão poder dormir em contentores de transporte marítimo na costa alentejana

Um projecto colaborativo em Sines vai produzir acomodações para turistas amantes da natureza, reutilizando contentores de transporte marítimo, para serem instaladas em locais isolados da costa alentejana e promover o turismo de pedestrianismo e de bicicleta.

Para a construção das estruturas, o projecto Bicycle Ecology envolve várias empresas, como a MSC Portugal, filial da companhia de navegação suíça, que irá “ceder gratuitamente” os contentores para as primeiras unidades, revelou esta terça-feira à agência Lusa um dos mentores da iniciativa, Ricardo Flores.

As acomodações turísticas serão construídas em Sines, em conjunto com o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim), esperando-se que o protótipo esteja concluído durante o mês de Julho.

Fonte: Público

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Renováveis garantem três quartos da produção eléctrica nos primeiros meses de 2013

Cerca de 75 por cento da produção de energia eléctrica, nos primeiros cinco meses de 2013, foi assegurada por energias renováveis, incluindo a produção em regime especial e a grande hídrica, de acordo com os últimos dados disponibilizados pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis. A produção em regime especial assegura 29 por cento da produção de electricidade apesar de representar cerca de dez por cento dos custos directos de produção de electricidade inscritos na factura cobrada aos cidadãos este ano, salientou ainda António Sá da Costa, presidente da associação, durante o seminário "Energia Eléctrica: Custo e Perspectivas", que se realizou hoje em Lisboa.

Os custos de produção correspondem a cerca de 44 por cento da factura cobrada mensalmente aos consumidores finais, sendo que 25 por cento representam custos de rede e distribuição, 25 por cento dizem respeitos a impostos e os restantes sete por cento são custos não directamente relacionados com a produção eléctrica, de acordo com os dados apresentados durante o evento organizado pela Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa.

Além disso, prosseguiu António Sá da Costa, «a produção em regime especial tem um saldo positivo de 110 milhões na factura global da economia». As contas feitas pela associação mostram que os 426 milhões pagos pela produção de electricidade a partir de energias renováveis são inferiores à soma dos custos evitados na importação de combustíveis fósseis e em emissões de CO2, bem como das contrapartidas entregues aos municípios onde estão instaladas infraestruturas, que ascende a mais de 500 milhões de euros.

Antes disso, Alexandre Cruz, presidente da APESF – Associação Portuguesa das Empresas do Sector Fotovoltaico, contrariou o argumento de que o solar fotovoltaico não é uma tecnologia madura, salientando que «já hoje é possível montar um sistema [fotovoltaico] que ajuda a reduzir a tarifa de electricidade», através da produção descentralizada e do auto-consumo. Realçando que a instalação deste tipo de sistemas deve ser vista como uma medida de eficiência energética, o responsável destacou que os investimentos podem, em média, ser amortizados em seis anos, garantindo aos consumidores uma «maior imunidade ao aumento dos custos de energia».

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Évora tem o primeiro hotel do mundo revestido a cortiça

O Ecorkhotel fica na periferia da cidade de Évora e é o primeiro hotel do mundo com um revestimento de cortiça. Inaugurado este mês, o projeto de hotelaria tem em conta a preocupação ambiental e apresenta uma nova forma de aproveitamento das energias alternativas.

O "eco-hotel" de quatro estrelas utiliza a energia geotérmica e a energia solar para o aquecimento do edifício principal, para as piscinas e para o abastecimento de água do hotel.

Este é "um projeto inovador e diferente", que teve em conta "preocupações ambientais" na sua construção e que está pensado para obter "a máxima eficiência energética", explicou à agência Lusa Miguel Rosado da Fonseca, administrador da sociedade promotora.

"Vamos também ter painéis solares fotovoltaicos para produzirmos metade da energia elétrica que precisamos", adianta o responsável. A construção do hotel foi feita com o apoio de fundos comunitários e constitui um investimento total de sete milhões de euros.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Villa V: uma casa construída com materiais recicláveis

A firma Paul de Ruiter Arquitetos projectou uma casa sustentável integrada na paisagem e localizada num parque de dunas no norte da Holanda: o Villa V.


Projetos como este, integrados com a natureza, e realizados apenas com materiais sustentáveis ​​e reciclados são um exemplo para a construção futura, visto que melhoram a qualidade de vida das pessoas, e têm um impacto menor no ambiente, não alterando os ciclos de outros organismos.